quarta-feira, 3 de junho de 2009

Eu (professor) como mediador no processo ensino aprendizagem

Autoria de: Márcia Terezinha de Lima Correia

Entender o processo de ensino aprendizagem não é uma tarefa fácil. Muitas são as teorias e as práticas, porem o processo acontece e, muitas vezes não foi esta ou aquela pratica ou teoria, mas o conjunto de ações que foram acontecendo, ações estas, envolvendo aluno e professor.
Para que o professor tenha êxito em seu trabalho como mediador do processo de ensino aprendizagem, é fundamental conhecer o aluno, sua realidade, suas expectativas, o contexto social em que está inserido, bem como sua base de conhecimento. O papel do professor é de mediador e facilitador do processo de ensino aprendizagem, logo, ao elaborar um planejamento é importante que as atividades tenham significado e sentido para o aluno.
Ao elaborar uma atividade, o professor deve proporcionar ao aluno uma oportunidade de pensar e julgar por si, de analisar e contextualizar e principalmente de resolver questões que estão explicitas e também implícitas no planejamento. Uma atividade bem elaborada, que valoriza o aluno como autor do seu conhecimento e o professor como mediador, faz com que a aprendizagem aconteça sem ruídos, e proporciona ao aluno autonomia e criatividade. Ao desenvolver a atividade, o aluno assume o controle sobre sua aprendizagem, e ao professor cabe a função de coordenar e articular a interação entre teoria e prática.

"Os grandes temas da matéria são coordenados pelo professor, iniciados pelo professor, motivados pelo professor, mas pesquisados pelos alunos, às vezes todos simultaneamente; às vezes, em grupos; às vezes, individualmente” (José Manuel Moran)

Essa idéia vem ao encontro das atividades desenvolvidas nas salas de tecnologias educacionais. Muitos professores sonharam com essa biblioteca virtual, e que hoje está à disposição de professores e alunos como ferramenta indispensável na função de mediador que o professor ocupa atualmente no processo de ensino aprendizagem.

As atividades desenvolvidos nas STEs propicia ao aluno uma aprendizagem significativa, em tempo real e diversificada. Além de favorecer a construção da autonomia e da autodisciplina. Ao trabalhar com projetos nas salas de tecnologias educacionais, o professor pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para o aprendiz, deixando de existir a imposição dos conteúdos de maneira autoritária.
De um professor espera-se, em primeiro lugar, que seja competente na sua especialidade, que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar, que saiba comunicar-se com os seus alunos, motivá-los, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo.
Antes de dominar a arte da ciência, o professor deve dominar a arte de se relacionar e se comunicar com o aluno.
Quando o aluno se envolve todo o processo se torna mais fácil e o trabalho do professor mais prazeroso.

Referencias bibliograficas:

http://www.namodemello.com.br/pdf/escritos/outros/ensinoporproj.pdf
http://vicenteoficina.blogspot.com/
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/artigos/mudar%20a%20forma%20de%20ensinar%20e%20aprender.pdf

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